Este livro destina-se a alunos do 4.º ano de escolaridade e inclui atividades que promovem uma aprendizagem por descoberta, abordando os principais conteúdos em que os alunos manifestam mais dificuldades.

Gramática no Laboratório é a coleção que pretende ajudar os pequenos cientistas a partir à descoberta da nossa língua. Destinada a alunos, pais e professores, o objetivo é proporcionar aos alunos percursos de aprendizagem da gramática que partam do seu conhecimento prévio e que os envolvam nas suas próprias aprendizagens, de forma ativa.

Antónia Estrela licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, em 2000, tendo concluído o Ramo de Formação Educacional, em 2002. Na mesma instituição concluiu, em 2006, o mestrado em Linguística e, em 2013, o doutoramento também em Linguística (aquisição da linguagem). Atualmente, é professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da linguagem, sintaxe e escrita, publicando em revistas da especialidade. Tem coordenado projetos fi nanciados na área da aquisição e didática da língua materna e não materna. Faz, ainda, revisão de materiais didáticos para o ensino do português. Tem experiência como formadora de educadores de infância e professores do 1.o Ciclo na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem e didática da língua materna.

 

Patrícia Santos Ferreira licenciou-se em Jornalismo, em 1998, na Universidade Técnica de Lisboa, e em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, em 2006, no Instituto Politécnico de Lisboa. Concluiu o mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.o e no 2.o Ciclos do Ensino Básico, em 2012, na mesma instituição e, em 2018, o doutoramento em Formação de Professores, na Universidade de Lisboa. É professora na Escola Superior de Educação de Lisboa desde 2007 e desenvolve investigação em campos como a didática da língua materna, a formação de professores ou o conhecimento e as práticas profi ssionais docentes, participando em vários projetos fi nanciados e publicando em revistas e livros da especialidade. Dedica-se, também, à construção de materiais didáticos e à formação de professores e educadores de infância no âmbito da didática do Português e da integração curricular. Atualmente, é coordenadora do domínio de Línguas e vice-presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas da Escola Superior de Educação de Lisboa.





Outros livros da mesma autora

Gramática no Laboratório 3.º ano

Antónia Estrela e Patrícia Ferreira

Este livro inclui atividades que promovem uma aprendizagem por descoberta, abordando os principais conteúdos em que os alunos manifestam mais dificuldades.