Jonathan Swift

Jonathan Swift nasceu a 30 de novembro de 1667, em Dublin, onde veio a morrer a 19 de outubro de 1745. Órfão de pai, com apenas um ano de idade é deixado pela mãe ao cuidado de um tio, que se encarregará da sua educação. Em 1682, ingressa no Trinity College, mas quatro anos depois é dispensado devido ao seu mau comportamento.

Em 1688, com a morte de seu tio, foi para junto da mãe, que se mudara para Leicester. Tornou-se então secretário do escritor e diplomata Sir William Temple. Em 1693, doutorou-se em Teologia pela Universidade de Oxford e, em 1695, regressado à Irlanda, foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana. Mas depressa retomou o cargo de secretário de Sir Temple.

Em 1704, Jonathan Swift começou a publicar os seus próprios textos. A sua obra-prima, As Viagens de Gulliver, foi publicada em 1726, tornando-se um clássico da literatura juvenil. Jonathan Swift escreveu poesia e prosa, mas ficou conhecido sobretudo pelo estilo satírico dos seus textos em prosa. A sua ironia é tão particular, que existe mesmo o termo «Swiftian» (swiftiniano), para textos que têm um estilo semelhante ao seu.

Livros do autor

As Viagens de Gulliver

Jonathan Swift

Um livro de aventuras fantásticas que se tornou um clássico da literatura universal.