Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen nasceu a 2 de abril de 1805, em Odense, na Dinamarca. Filho de um sapateiro, a sua família era bastante humilde. Apesar das dificuldades, aprendeu a ler muito cedo.

Em 1816, o seu pai morreu, o que o levou a abandonar a escola. Mostrava já nessa altura uma forte aptidão para o teatro e para a literatura. Aos 14 anos, foi para Copenhaga, onde trabalhou como ator e bailarino, além de escrever algumas peças. Quando, em 1828, Hans Christian Andersen entrou na Universidade de Copenhaga, já tinha publicado diversos livros. Contudo, o reconhecimento internacional apenas chegou em 1835, com o lançamento do romance O Improvisador.

Apesar de também ter escrito romances para adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que o tornaram famoso. Graças à sua contribuição para o universo da literatura infantojuvenil, é no dia do seu nascimento, 2 de abril, que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil.

Livros do autor

Contos Maravilhosos de Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen

Os contos de Hans Christian Andersen foram transmitidos de geração em geração, sem nunca perderem a sua magia e encanto. Leitura recomendada pela Metas Curriculares do 4.º ano.