Carlo Collodi

Carlo Collodi, de nome verdadeiro Carlo Lorenzini, nasceu em Florença, em 1826. Começou por entrar no seminário, mas, influenciado pelo entusiasmo que se viveu na era da unificação italiana, apaixonou-se pela política.

Encontrou no jornalismo a sua arma para poder lutar pela pátria. Carlo assumiu o pseudónimo «Collodi» em honra da pequena aldeia toscana onde a sua mãe havia nascido, e com este assinou artigos de imprensa e comédias, dos quais se destacam as fervorosas contribuições para o Il Fanfulla. Alcançou uma certa notoriedade com a publicação do romance In Vapore. No final dos anos 70, dedicou-se à tradução de contos franceses, o que também lhe trouxe reconhecimento junto dos críticos. E foi então que decidiu escrever os seus próprios contos.

Em julho de 1881, saiu no Giornale dei Bambini o primeiro capítulo de As Aventuras de Pinóquio, que obteve um enorme sucesso. O que começou por ser uma publicação em capítulos numa revista, transformou-se em livro, em 1883. Carlo Collodi continuou o seu trabalho como escritor, mas nenhuma das suas obras posteriores atingiu a perfeição alcançada pelas peripécias do famoso boneco de madeira.

Livros do autor

As Aventuras de Pinóquio

Carlo Collodi

Pinóquio é uma das personagens mais célebres da literatura infantil e juvenil. Leitura recomendada pelas Metas Curriculares do 3.º ano.